terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ida à Universidade do Minho - Departamento de polímeros











"O Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) foi criado em 1977 para apoiar a indústria nacional de plásticos através de uma licenciatura específica e da criação de um corpo de especialistas em engenharia de Polímeros.
Actualmente, o DEP está envolvido em diversas licenciaturas em que as propriedades e os processos transformativos dos materiais poliméricos são estudados a diferentes níveis e com diferentes perspectivas. Também participa em cursos de Mestrado, em actividades de I&D em Ciência e Engenharia de Polímeros, e em actividades de consultoria e desenvolvimento industrial tanto para os sectores tranformador como o de fabrico de moldes e equipamentos para plásticos.
O corpo docente integra 26 pessoas doutoradas. O apoio técnico e logístico é assegurado por 8 colaboradores. As actividades do DEP desenvolvem-se principalmente no pólo de Guimarães (Azurém) da Universidade do Minho, embora as actividades mais ligadas ao desenvolvimento de materiais para aplicações médicas se centrem no pólo de Braga (Gualtar)."






- No passado dia 9 de Fevereiro dirigímo-nos à Universidade do Minho de Guimarães, par a ansiada visita ao departamento de Polímeros. Esta visita era de grande interesse para nós, pois só com esta poderíamos esclarecer todas as nossas dúvidas e conhecer aquilo que realmente é importante no campo laboratorial/ experimental deste tema.
Fomos muito bem recebidos pelo professor Fernando Duarte, ao qual agradecemos imenso por toda a ajuda que nos tem disponibilizado, assim como pelos alunos e outros elementos do departamento de polímeros. Foi  realmente gratificante poder observar tudo aquilo que se passa dentro daquele departamento, desde execução de moldes, relação de temperaturas e tensões dos materiais, visualização microscópica de nano-moléculas, enfim, uma infinidade de coisas que não fazíamos ideia que iríamos ter a oportunidade de ver! Só após ter-mos abandonado o departamento de polímeros é que nos apercebemos da infinidade de coisas que não tínhamos noção que podemos desenvolver no nosso projecto. Assim sendo e com a disponibilidade dada pelo professor Fernando podemos finalmente levar avante o nosso projecto, aquilo que queremos fazer já está finalmente decidido, falta apenas POR MÃOS À OBRA !! 
Logo que comecemos a usufruir dos laboratórios da UM publicaremos aqui todos os nossos "passos", esperamos sinceramente que tudo corra bem e que fiquem a gostar do nosso projecto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário