quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Grupo de investigção 3 B's - Polímeros UM

O Grupo de Investigação 3B’s tem como objectivo desenvolver novos materiais que tenham diversas aplicações biomédicas e ambientais. A investigação levada a cabo centra-se no desenvolvimento de novos BIOMATERIAIS poliméricos e compósitos de origem natural e principalmente a partir de recursos renováveis (amido, quitina, quitosano e seus derivados, caseína, soja, algas e outros). Estão a ser estudados vários sistemas BIODEGRADÁVEIS para obter aplicações relacionadas com a fixação/substituição de defeitos ósseos, cimentos ósseos parcialmente degradáveis, sistemas de libertação controlada de fármacos, e scaffolds (suportes tridimensionais para cultura de células) para engenharia de tecidos. As actividades do grupo baseiam-se numa abordagem de investigação segundo a qual os investigadores devem sempre tentar aprender com a natureza de modo a compreender o seu funcionamento e assim poder mimetizá-la através da criação de procedimentos e materiais BIOMIMÉTICOS. Toda a investigação desenvolvida pelo grupo se concentra na interface entre a engenharia, a ciência de materiais, a química, as ciências da vida e a biotecnologia. Trabalham no grupo actualmente 95 investigadores de cerca de 20 nacionalidades, sendo que apenas 4 são docentes da Universidade do Minho, sendo todos os outros suportados por bolsas ou projectos conseguidos em concursos abertos altamente competitivos. Mais informação sobre o grupo 3B´s e todos os seus projectos, bem como sobre o Instituto Europeu de Excelência, pode ser encontrada em http://www.nanominimicrotecnologias.blogspot.com/www.3bs.uminho.pt.
O Grupo de Investigação 3B’s tem já uma longa experiência no desenvolvimento de suportes a partir de polímeros biodegradáveis de origem natural utilizando uma grande variedade de metodologias de processamento não convencionais. É o grupo no Mundo com mais publicações científicas na área de suportes para engenharia de tecidos e desenvolvimento das respectivas técnicas de processamento. Além disso, Rui L. Reis e o seu grupo foram pioneiros ao propor materiais baseados em amido para aplicações relacionadas com a ortopedia, nomeadamente com a substituição óssea, cimentos ósseos, scaffolds para engenharia de tecidos e suportes para a libertação controlada de uma grande variedade de agentes bioactivos. O grupo está também envolvido no desenvolvimento de novos materiais biodegradáveis e novas estratégias de libertação controlada, utilizando outros materiais de origem natural tais como a caseína, a soja, a fibroína obtida a partir de seda, o colagénio, as algas marinhas, a quitina, em muitos casos combinados com polímeros sintéticos convencionais, biodegradáveis (por exemplo, policaprolactona, ácido poliláctico, etc).
A Unidade de Investigação 3B’s é o grupo português que coordena mais projectos europeus em todas as áreas científicas, sendo ainda o único responsável pela coordenação de uma Rede de Excelência (NoE) em Engenharia de Tecidos no âmbito do Sexto Programa-Quadro da União Europeia (FP6). No momento, o 3B’s gere projectos com um valor total superior a 30 Milhões de Euros, dos quais cerca de 9 Milhões de Euros se destinam à actividade desenvolvida na Universidade do Minho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário