segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

“All-Portugal Asteroid Search Campaign”

A equipa que participa na campanha de inverno, Ana Barros, Bruna Leite, Diana Gomes, Flávia Brandão, Jéssica Gonçalves e Marco Ribeiro, do projeto “Caça dos Asteróides” observou 11 asteróides e descobriu 3 novos, ficando estes a aguardar confirmação.


Prof. João Carneiro

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Projeto “Radiação e Ambiente”

O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) no âmbito da divulgação das suas atividades, desenvolve o Projeto Radiação e Ambiente que promove experiências nas Escolas Básicas e Secundárias envolvendo radiações ionizantes, colocando ênfase no problema do gás Radão.

Um grupo de alunos do 12º ano irá participar neste projeto, realizando as atividades propostas e divulgando os seus resultados no Fórum do LIP.

Prof. João Carneiro

“All-Portugal Asteroid Search Campaign”

A nossa escola foi selecionada para participar na campanha de “Caça dos Asteróides” que está a decorrer desde o dia 5 de dezembro de 2011 e terminará no dia 9 de janeiro de 2012. Esta campanha é dinamizada pelo “IASC” (International Astronomical Search Campaign), representado em Portugal pelo NUCLIO. Durante a campanha de pesquisa de asteróides, um grupo de alunos do 12º ano analisam ficheiros de imagens, obtidas por potentes telescópios, que recebem através da internet. Recorrendo a software tratam as imagens, contribuindo para a deteção e determinação de trajetórias de objetos que orbitam muito próximo do nosso Planeta.

Prof. João Carneiro

domingo, 6 de novembro de 2011

Visita de Estudo ao Planetário do Porto


Os alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano (10.ºA, 10.ºB, 10.ºC e 10.ºD) visitaram, no passado mês de outubro, o Planetário do Porto no âmbito da disciplina de Física e Química A. Esta visita permitiu aos alunos conhecer o projeto internacional “ALMA - à procura das origens” e participar numa atividade prática sobre a Impressão Digital dos Astros.

A sessão “ALMA - à procura das origens” explica como se formaram as primeiras galáxias, quando se formaram as primeiras estrelas, como é que nascem as estrelas e como se formou o Sistema Solar. No planalto de Chajnantor, no norte do Chile, está a nascer o maior projeto da moderna Astronomia: ALMA (Atacama Large Milimeter Array). O ALMA, quando concluído em 2011, terá 50 antenas, cada uma com 12 metros de diâmetro, a funcionar na banda do milimétrico e submilimétrico. Estes gigantescos olhos vasculharão o Universo ajudando os astrónomos a encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.

Impressão Digital dos Astros - Como é, então, possível sabermos tanto acerca do cosmos e dos astros que o povoam? O grande veículo que transporta a informação pelo Universo é a luz. É através do seu estudo que aprendemos quase tudo o que sabemos acerca de objetos situados a distâncias inimagináveis e mesmo acerca dos primórdios do Universo. Mas temos que ser capazes de descodificar a informação que a luz nos traz. A Impressão Digital dos Astros dá-nos pistas sobre uma das chaves necessárias para descodificar a luz.


Os alunos construíram um instrumento (espetroscópio de bolso) com materiais recicláveis que permite separar a luz nas cores que a constituem e vão utilizá-lo, em sala de aula, para observar o código secreto guardado em diferentes materiais. Permitirá começar a compreender as mensagens que, quase sem darmos por ela, nos chegam dos confins do Universo, e que são deixadas ao nosso alcance como verdadeiras impressões digitais dos astros que as enviaram.


   


Os Professores 
  Attila Gören, Carmo Alves e Sílvia Machado.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

“HOMMAGE À MARIE CURIE”

Lições de Marie Curie (experiências laboratoriais simples (da época) e na área da física). Possível  exposição de material de laboratório antigo e da biografia da Prémio Nobel.

Esta atividade realiza-se na tarde do dia 07 de novembro e destina-se a toda a comunidade escolar que tenha interesse em visitar a exposição e passar algum  tempo no laboratório (sala B63). Será dinamizada pelos alunos do 8ºA e B e insere-se nas atividades previstas para a DNL (disciplina não linguística) de Físico-química no âmbito do projeto da Secção Europeia de Francês.


domingo, 16 de outubro de 2011

Visita ao planetário

No âmbito da disciplina de Física e Química A, os alunos das turmas A, B, C e D do 10º ano, nos dias 19 e 26 de outubro de 2011 (4ªf à tarde), vão realizar uma visita de estudo ao Planetário do Porto com o objetivo de desvendar alguns mistérios do Universo, compreender que os conhecimentos adquiridos dentro e fora da Escola se complementam, incrementar as relações professor/aluno e aluno/aluno e proporcionar experiências interativas. 

  Os professores responsáveis,
Attila Goren, Carmo Alves e Sílvia Machado

Projeto Carrinhos Solares

Este Projeto tem como principais objetivos:

  • Consciencializar os alunos e a comunidade escolar para a importância do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes, com particular ênfase na energia solar, despertando a consciência ambiental e cívica;
  • Consciencializar os alunos e a comunidade escolar acerca da importância dos 3 R´s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar;
  • Despertar e desenvolver o interesse pela área científica das Ciências Físico-Naturais;
  • Contribuir para a divulgação científica;
  • Explorar e desenvolver a capacidade crítica e de resolução de problemas;
  •  Contribuir para a compreensão de fenómenos de cariz científico/tecnológico onde a construção do conhecimento é enquadrada num leque vasto de competências, atitudes e valores importantes e, por isso, úteis para o crescimento pessoal, social e profissional de cada aluno;
  • Desenvolver as capacidades associadas ao trabalho de Projeto;
  • Criar hábitos de pesquisa bibliográfica, de seleção e tratamento de informação;
  • Promover atitudes de autonomia, rigor, objetividade, tolerância, cooperação, solidariedade e responsabilidade;
  • Promover o conceito “Hands on Science”.
  • Articular competências e conhecimentos com outras disciplinas, como por exemplo Ciências Naturais.
Atividades a realizar no Projeto:
·         Sensibilização da comunidade educativa para a importância do uso de energias limpas.

·         Apresentação sucinta do modo de funcionamento de diferentes tipos de células fotovoltaicas.

·         Elaboração de Projetos de Carrinhos Solares.

·         Consecução dos Projetos de Carrinhos Solares.

·         Apresentação e demonstração dos trabalhos realizados à comunidade educativa.



Destinatários:
 Os destinatários do Projeto Carrinhos Solares serão os alunos do terceiro ciclo.

Alguns recursos/materiais necessários e estimativa de custos:
  • Material de Laboratório de Física;
  • Células fotovoltaicas e motor elétricos;
  • Material informático;
  • Projetor multimédia;
  • Material diverso e reciclado (Papel, cartolinas, material de escrita, tesoura, fita cola, cola, x-ato, pacotes de leite usados, esferovite, madeira, tampinhas, etc…).
Avaliação do Projeto:

A avaliação do Projeto Carrinhos Solares será contínua tendo em conta a sua evolução e dinâmica. Serão analisados os aspetos positivos e menos positivos das várias atividades realizadas, o empenho e motivação dos intervenientes na realização das várias tarefas, de forma a poder fazer reajustes no Projeto. No final do ano letivo será efetuado um relatório final das atividades desenvolvidas.
Organização:
José André Sampaio Pereira - Professor do Grupo Disciplinar de Física e Química