domingo, 6 de novembro de 2011

Visita de Estudo ao Planetário do Porto


Os alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano (10.ºA, 10.ºB, 10.ºC e 10.ºD) visitaram, no passado mês de outubro, o Planetário do Porto no âmbito da disciplina de Física e Química A. Esta visita permitiu aos alunos conhecer o projeto internacional “ALMA - à procura das origens” e participar numa atividade prática sobre a Impressão Digital dos Astros.

A sessão “ALMA - à procura das origens” explica como se formaram as primeiras galáxias, quando se formaram as primeiras estrelas, como é que nascem as estrelas e como se formou o Sistema Solar. No planalto de Chajnantor, no norte do Chile, está a nascer o maior projeto da moderna Astronomia: ALMA (Atacama Large Milimeter Array). O ALMA, quando concluído em 2011, terá 50 antenas, cada uma com 12 metros de diâmetro, a funcionar na banda do milimétrico e submilimétrico. Estes gigantescos olhos vasculharão o Universo ajudando os astrónomos a encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.

Impressão Digital dos Astros - Como é, então, possível sabermos tanto acerca do cosmos e dos astros que o povoam? O grande veículo que transporta a informação pelo Universo é a luz. É através do seu estudo que aprendemos quase tudo o que sabemos acerca de objetos situados a distâncias inimagináveis e mesmo acerca dos primórdios do Universo. Mas temos que ser capazes de descodificar a informação que a luz nos traz. A Impressão Digital dos Astros dá-nos pistas sobre uma das chaves necessárias para descodificar a luz.


Os alunos construíram um instrumento (espetroscópio de bolso) com materiais recicláveis que permite separar a luz nas cores que a constituem e vão utilizá-lo, em sala de aula, para observar o código secreto guardado em diferentes materiais. Permitirá começar a compreender as mensagens que, quase sem darmos por ela, nos chegam dos confins do Universo, e que são deixadas ao nosso alcance como verdadeiras impressões digitais dos astros que as enviaram.


   


Os Professores 
  Attila Gören, Carmo Alves e Sílvia Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário