segunda-feira, 11 de junho de 2012

Radiação e ambiente e as sementes de alpista


O Universo e o mundo encontram-se mergulhados em radiações. Muitas são de origem natural, outras são produzidas pelo homem. O Projeto “Radiação e Ambiente” pretende alertar alunos, professores e público em geral para esta realidade.

O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) no âmbito da divulgação das suas atividades, desenvolve o Projeto Radiação e Ambiente que promove experiências nas Escolas Básicas e Secundárias envolvendo radiações ionizantes.

Uma das experiências propostas para realizar foi a Germinação de sementes irradiadas.

Nesta experiência os alunos do 12ºD de Química, Jéssica Gonçalves, Flávia Pereira, Diana Gomes, Bruna Leite e Ana Barros estudaram o crescimento de sementes irradiadas com diferentes doses de radiação e relacionaram a altura e o número de plantas germinadas com a dose de irradiação.

Com base nos dados recolhidos durante os 28 dias de cultura, as sementes que não foram sujeitas a radiação, cresceram em altura mais que as restantes sementes que foram sujeitas a doses crescentes de radiação, gráfico 1.

 Ao mesmo tempo as sementes não irradiadas germinaram mais que as restantes sementes, gráfico 2.

Todas as sementes estiveram sujeitas às mesmas condições de temperatura, pH, humidade, luminosidade e quantidade de água.

Uma das aplicações importantes da radiação ionizante diz respeito à conservação de alimentos. O uso de radiação ionizante permite: controlo ou eliminação de parasitas e armazenamento e conservação de alimentos por um período alargado de tempo.



Professor João Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário