quarta-feira, 30 de março de 2011

SERÁ QUE VAMOS VOAR?

Este ano os alunos de Física Aplicada (área de projecto) decidiram embarcar numa aventura espacial participando no concurso FisicUM2011, proposto pelo grupo ECUM da Universidade do Minho, no âmbito das comemorações do cinquentenário do primeiro voo espacial tripulado.


O concurso destina-se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e a alunos do ensino secundário, a nossa turma, seis alunos do 12ºC, aceitou o desafio proposto pela professora de área de projecto. Assim durante o primeiro período pusemos a nossa imaginação a funcionar e os nossos conhecimentos de física, especialmente relembramos conceitos de mecânica, de corrente eléctrica e um pouco de electrónica, bem como todos os conceitos associados a estes temas. Foi uma primeira fase difícil pois passar para o papel as nossas ideias e planificar o projecto foi uma tarefa árdua e por vezes um pouco controversa, pois as regras do concurso eram muito claras; teríamos de idealizar um engenho que fosse capaz de voar, planar e aterrar num perímetro circular com 5m de raio, sem usar electrónica ou aparelhos já construídos, como por exemplo engenhos telecomandados.

Após algumas discussões foram então planificadas duas “máquinas”, uma por cada grupo de trabalho, “nas nuvens” (figura 1) e “JF
MF-group” (figura 2). Os dois engenhos foram aceites pela organização do concurso e iremos participar na prova final no dia 14 de Maio de 2011.



Figura 1: “Nave” do grupo “nas nuvens”

(Pedro Miguel, Sérgio Manuel e Vasco Mendes)



Figura 2: “nave” do grupo “JF

MF-Group (Alexander Deger, José Faria e Tomé Mota


As duas “naves” têm aspectos semelhantes, no entanto, o funcionamento será sem dúvida diferente. Neste momento estamos a construir os engenhos e apesar de estarem devidamente planificados, ou seja apesar de termos pensado em todos os pormenores, na prática não é fácil montar as nossas idealizações, apesar de todas as dificuldades tem sido um grande desafio e talvez uma base de lançamento para a nossa opção futura, uma vez que a maioria pretende seguir um curso de engenharia, durante o qual teremos oportunidade semelhante de projectar ideias e conceber protótipos, mecânicos e/ou electrónicos, que possam vir a ser utilizados num futuro próximo.





Os grupos “Nas nuvens” e “JF
MF-group”, 12ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário