quarta-feira, 2 de junho de 2010

Concurso Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho "Esculpir a Física" - Escola Secundária Padre Benjamim Salgado

“Caos ou arte”
Pinturas elaboradas com a colaboração do clube de artes, Docente Dores Xavier alusivas ao tema “Caos” e “fractais”. Foram construídos recorrendo à técnica do vidro frio, esta permitiu simular em tela os fractais ou imagens semelhantes a fractais explicados a partir de teorias matemáticas e ligadas um pouco à teoria do caos de Edward Lorenz.





"La danse des Planètes"
Actividade desenvolvida no âmbito da disciplina de ciências Físico-químicas em articulação com a disciplina de Francês e foi elaborada por alunos do 7º ano, uma vez que a disciplina de Físico-química das turmas envolvidas (7ºA e 7ºB) é uma DNL (disciplina não linguística do projecto secção Europeia do Francês do Ministério da educação em articulação com o Ministério da Educação da República Francesa) e foi projectada em articulação com o projecto “Esculpir a Física” no âmbito do concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho
Esta actividade foi incluída no sarau comemorativo dos 20 anos da francofonia organizado pelo grupo da disciplina de Francês envolvidos no Projecto “secção Europeia do Francês”.
Os alunos construíam os planetas com a ajuda da Docente de educação tecnológica, Lisete Dias e com a ajuda das docentes de Físico-química, Isabel Almeida e de Francês, Belém Peixoto elaboraram os textos (ver “PowerPoint” ). Com a colaboração da professora de Dança, Sandra Soares, criaram uma pequena coreografia que foi então apresentada no referido sarau no dia 19 de Março.
Também foram elaborados cartazes com as características principais dos diferentes planetas do Sistema Solar que foram expostos na biblioteca da escola.







“Experiências”
Em colaboração com o clube de Físico-Química, foram realizadas experiências relacionadas com o som de diferentes objectos (instrumentos musicais e outros) visualizando as ondas sonoras e interpretando as características das mesmas. Também foram efectuados trabalhos práticos com aplicação de alguns fenómenos luminosos, como a reflexão e a refracção, assim como a dispersão da luz. Seguem algumas fotografias em anexo, nomeadamente fotografias da construção de caleidoscópios.





“Orquestra alternativa”
Esta actividade foi aditada ao projecto “Esculpir a Física”, os alunos trabalharam com a máquina de calcular gráfica e com o CBL2 e sensor de som para identificarem as frequências sonoras de algumas notas musicais para posteriormente construírem instrumentos musicais e criar uma pequena orquestra e reproduzirem uma pequena melodia, a escolhida por ser simples e conter notas de som puro sem acordes musicais foi “O balão do João”.
Os instrumentos construídos tiveram por base garrafas de vidro, criaram inicialmente o instrumento de sopro, com quantidades diferentes de água em cada garrafa identificaram cada nota musical do Dó ao Sol e procederam de igual modo para a construção do instrumento de precursão, neste caso a mesma garrafa, mas agora batendo no recipiente com quantidades de água diferente também chegaram ao Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Todo este processo desenvolveu-se numa aula experimental e a orquestra tocou posteriormente.







“Esculturas”
Os grupos de alunos envolvidos nesta actividade apresentaram 5 propostas de esculturas. Todas as estátuas estão a ser construídas com material cujo o destino seria o lixo ou a reciclagem, os alunos deram azo à sua imaginação e propuseram montagens com alguma harmonia na forma e na maneira de interacção com o meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário