quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Qual foi a velocidade, em km/h, do F-18 Hornet quando atingiu a velocidade do som?

Ernest Mach foi um cientista e filósofo austríaco cujos trabalhos sobre balística tiveram uma grande importância para o desenvolvimento da teoria de voo. Mach foi por isso o nome escolhido para atribuir a uma velocidade muito especial a velocidade do som.
Quando se fala em velocidade do som fala-se do caso particular da velocidade das ondas mecânicas no meio material, neste caso o ar. A velocidade do som no ar é aproximadamente 343 m/s. Na realidade, aquilo a que chamamos "ar" não é sempre a mesma coisa: o ar é uma mistura de vários gases e vapor de água. Além da variação de densidade e temperatura, a constituição da própria mistura altera-se bastante para grandes variações de altitude, no que resulta uma variação da velocidade do som. Por exemplo: a zero metros de altitude a velocidade do som é 343 m/s (1234,8 Km/h) e a 16 500 metros de altitude a velocidade é 297 m/s (1069,2m/h).
Quando um aparelho se desloca à velocidade do som, diz-se que se desloca a Mach 1.
Física A, 11ºAno, Plátano Editora

Um comentário:

  1. o aviao mais rapido de sempre foi o X-15. um avião esperimental americano, construido na altura da guerra fria. o seu único propósito era a atingir a maior velocidade possivel, para que pudessem ser estudados os efeitos de toda essa velocidade.

    voou a mach 10, ou seja, 6,600 mph ou 10,622 km/h ou 2.95 km/s, a uma altitude de 29 km.

    mais pormenores na wikipedia ;P

    ResponderExcluir